33º Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira

Designer Rubens Szpilman faz releitura inovadora do Cobogó e cria coleção com um novo conceito decorativo e utilitário

Combogos capa

Ícone da arquitetura brasileira ganhou versão em resina de poliéster. Além do surpreendente apelo decorativo, solução é sustentável, com a racionalização de material e mão–de–obra, sem necessidade de quebra-quebra e a possibilidade de reutilização. Coleção conta ainda com nichos utilitários. A inovação é uma das premiadas no 33º Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira.

Combogos 1

Combogos 2

Combogos 3

Referência internacional na produção de acessórios de decoração e utilitários em resina de poliéster, o artista plástico e designer Rubens Szpilman criou uma nova concepção arquitetônica e artística para o uso dos cobogós, com o lançamento do BLODEC, um sistema patenteado de blocos modulares em resina de poliéster, produzidos artesanalmente. A inovação, em nível mundial, é uma das premiadas (categoria Construção) do 33º Prêmio de design Museu da Casa Brasileira, o mais tradicional e conceituado prêmio de design do Brasil. Os BLODECs estarão, junto com outros premiados, numa exposição que abre no próximo dia 23/11 na sede do museu, em São Paulo–SP, e vai até o dia 08 de Março de 2020.

Combogos 4

Combogos 5

 

Maior apelo estético e decorativo

O BLODEC conta com cinco modelos de cobogós e quatro modelos de nichos, em 13 opções de cores translúcidas. A face externa das peças é polida, com acabamento em alto brilho, semelhante ao cristal. A parte vazada é fosca. Com a incidência da luz (natural ou artificial), o contraste das partes foscas e brilhantes cria efeitos visuais surpreendentes. “Conforme a intensidade da luminosidade e o ângulo de observação, criam–se espetáculos de luzes e sombras, que se projetam nos pisos e paredes e se renovam ao longo do dia, agregando enorme valor ao décor dos ambientes, com infinitas possibilidades”, enfatiza Rubens Szpilman. Os diferentes modelos e cores podem ser combinados entre si, proporcionando arranjos únicos. É possível ainda a encomenda de cores exclusivas e o desenvolvimento de projetos especiais.

Combogos 6

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira (MCB) é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedicado ao universo da morada brasileira, pelo viés da arquitetura e do design. Ao longo de mais de quatro décadas de existência, tornou-se referência nacional e internacional no tema. Para incentivar a produção brasileira no segmento, em 1986, criou o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, hoje a principal e mais tradicional premiação brasileira no setor. “O Prêmio Design MCB revela talentos e consagra profissionais e empresas, reforçando a missão do museu de promover o debate e a reflexão sobre a produção contemporânea no campo do design”, ressalta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Combogos 7

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque    Fotos: Todavia Comunicação

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Assine nosso Feed

Assine nosso feed e receba as noticias em seu e-mail ou smartphone.

advert

-2019/http://cemporcentodesign.com.br/2a-mostra-de-decoracao-de-natal-100-design/,Hotel Zorah Beach, vence o BOUTIQUE HOTEL AWARDS 2019,http://cemporcentodesign.com.br/mostra-100-design,